CANTORITIBA começa a receber primeiras inscrições

    Festival Internacional de Corais de Curitiba, que acontecerá em julho, tem expectativa de público de 25 mil pessoas

    A 3ª edição do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o CANTORITIBA, acontecerá entre os dias 15 e 24 de julho, na capital paranaense. Os organizadores do evento já começaram a receber as primeiras inscrições de corais de várias partes do País. A pré-seleção iniciou em janeiro e segue até 30 de abril.

    Serão diversas apresentações ao longo dos nove dias de Festival e os corais inscritos já estão ensaiando para o CANTORITIBA. O evento reunirá grupos de canto coral de vários estilos musicais, envolvendo profissionais e amadores em competições, mostras não competitivas e oficinas de canto e regência. Além de medalhas e troféus, a competição terá também premiações em dinheiro.

    Na edição passada, o CANTORITIBA reuniu grupos do Paraná, Minas Gerais e São Paulo e alcançou o público de cinco mil pessoas, entre participantes e espectadores. A intenção é chegar a um público de 25 mil pessoas na edição 2016, que terá mais dias e apresentações. “Com isso, a expectativa é também ter uma abrangência maior envolvendo grupos de outras regiões do País”, afirma o presidente do Festival, Helcio Pimentel.

    O CANTORITIBA traz também algumas novidades: a “mostra não competitiva”, destinada a grupos que desejam apenas se apresentar e não participar do concurso; e a categoria “voto popular”, que dá aos espectadores a oportunidade de avaliar as apresentações. Os critérios de avaliação do Festival também mudaram: os grupos agora serão classificados por níveis de performance (iniciante, avançado e expert), tornando a competição mais justa e acessível. Ao final do evento, todos os corais participantes recebem um parecer técnico para ajudar a aperfeiçoar as apresentações.  

    A edição 2016 terá apresentações com valores de ingressos acessíveis em grandes teatros da capital paranaense, além de opções gratuitas espalhadas pela cidade. “Teremos shows de diversos estilos, que vão agradar a vários tipos de público. Se a pessoa gostar de música, com certeza vai se empolgar com as performances dos corais participantes”, ressalta Pimentel.

    Podem se inscrever por meio do site www.cantoritiba.com.br corais nacionais e estrangeiros de músicas Sacra, Gospel, Erudita e Popular. O Festival dará mais de R$40 mil reais em prêmios em dinheiro aos vencedores, divididos entre as categorias “Prêmio Diamante” e “Voto Popular”.